22ª edição do CINEMATO celebra o cinema amazônico com uma programação potente de curtas, longas e atividades culturais gratuitas em Cuiabá

Entre os dias 14 e 20 de julho, Cuiabá sedia a 22ª edição do Festival de Cinema e Vídeo – CINEMATO, que bateu recorde de inscrições e reafirma sua posição como um dos principais eventos audiovisuais da região Centro-Oeste e um dos mais longevos do país.

Com o tema “Decolonizando a Amazônia”, o festival presta homenagem ao cineasta luso-brasileiro Silvino Santos (1886–1970), pioneiro na documentação audiovisual da região amazônica e conhecido como o “cineasta da selva”. A proposta desta edição é provocar uma reflexão crítica e contemporânea sobre o território e o bioma amazônico, com foco em narrativas e sujeitos historicamente marginalizados.

A programação gratuita reúne 62 produções de 19 estados brasileiros, exibidas em mostras como Competitiva de Curtas e Longas-Metragens, Cinema Escola, Hors Concours, Melhor Idade, Cinema Paradiso e Sessão Queimada Cuiabana. A maior parte das sessões ocorre no Teatro da UFMT, em Cuiabá. Nesta edição, o festival também entregará o Prêmio Dira Paes.

A cerimônia de abertura, no dia 14, contará com a exibição do documentário restaurado Amazonas, o Maior Rio do Mundo, de Silvino Santos, com trilha sonora ao vivo dos músicos Henrique Santian e Jhon Stuart. Produzido entre 1918 e 1920, o filme retrata o cotidiano amazônico e foi redescoberto em 2023 na República Tcheca. A sessão também marca o início da homenagem oficial a Silvino, que produziu títulos emblemáticos como No Paiz das Amazonas (1921).

Na Mostra Competitiva, 21 filmes disputam o Troféu Coxiponé, símbolo da resistência cultural dos povos originários do Mato Grosso. Foram selecionados seis longas, entre eles Mawé, de Jimmy Christian (AM), Pedra Vermelha, de Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt (SC), Kopenawa: Sonhar a Terra-Floresta, de Marco Altberg e Tainá de Luccas (RJ), O Silêncio das Ostras, de Marcos Pimentel (MG), Concerto de Quintal, de Juraci Júnior (RO) e Serra das Almas, de Lírio Ferreira (PE). Os títulos abordam temáticas como cosmologias indígenas, resistência social, meio ambiente e identidade cultural.

Entre os curtas-metragens selecionados estão Maira Porongyta – o aviso do céu, de Kujãesage Kaiabi (MT), Albuesas, de Glória Albues (MT), Reagente, de Bruno Bini (MT), Cabeça de Boi, de Lucas Zacarias (MG), O Enegrecer de Iemanjá, de Uê Puauet (PR), Tapando Buracos, de Pally e Laura Fragoso (AL), entre outros.

A Mostra Hors Concours apresenta obras como 60 Anos Depois, de Flávio Ferreira (MT), sobre os impactos da ditadura, Cobra Canoa, de Enio José de Oliveira Staub (AM), Peixe Morto, de João Fontenele (CE), e Passárgada, dirigida por Dira Paes (RJ). Já a Sessão Queimada Cuiabana traz o longa Passagem Secreta, de Rodrigo Grota (PR), com Arrigo Barnabé no elenco.

Criado em 1993, o festival mantém ações formativas como o projeto Cinema Paradiso, que exibe filmes em presídios, hospitais e abrigos, e o Cinema Itinerante, com sessões em bairros periféricos, aldeias indígenas e comunidades quilombolas.

Na cerimônia de encerramento, marcada para o dia 20 de julho, Dira Paes retorna ao festival, onde foi premiada como Melhor Atriz em 1996 por Corisco & Dadá, para entregar pessoalmente o Prêmio Dira Paes, voltado a mulheres com atuação destacada no audiovisual e em causas socioambientais. O nome da homenageada será revelado durante o evento.

O CINEMATO é realizado pelo Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação, com patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev – UFMT), Primeiro Plano Cinema e Vídeo e Canal Brasil. Conta ainda com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Secretaria Municipal de Cultura, Cineclube Coxiponés, Curso de Cinema e Audiovisual da UFMT, REC-MT, TV Centro América, Cinemateca Brasileira e Sociedade Amigos da Cinemateca, que nesta edição contribui com parte do acervo de Silvino Santos.

SERVIÇO
22ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – CINEMATO
De 14 a 20 de julho de 2025
Teatro da UFMT – Cuiabá (MT)
Entrada gratuita
www.festivalcinemato.com.br
Instagram: @festivalcinemato

Via Assessoria de Imprensa

Foto: Reprodução “Serra das Almas”

About The Author