O ator Eric Dane, conhecido por interpretar o cirurgião plástico Mark Sloan na série Grey’s Anatomy, morreu nesta quinta-feira (19), aos 53 anos, após enfrentar a esclerose lateral amiotrófica (ELA). A informação foi confirmada por sua equipe por meio de comunicado à imprensa.
Diagnosticado há dez meses, Dane revelou publicamente a doença em entrevista à revista People. A ELA é uma condição degenerativa que afeta o sistema nervoso, provoca paralisia motora progressiva e não tem cura, embora existam tratamentos que retardem sua evolução.
Nos últimos meses, o ator recebia cuidados de enfermagem 24 horas por dia. Em relato à revista The Cut, divulgado pela People, a ex-mulher de Dane, a atriz Rebecca Gayheart, detalhou os desafios para garantir a assistência domiciliar, incluindo dificuldades na liberação do convênio.
Segundo a família, Eric passou seus últimos dias ao lado da esposa e das filhas, Billie e Georgia. O comunicado também destacou sua atuação na conscientização sobre a ELA e pediu privacidade neste momento.
