É histórico. O Agente Secreto acaba de entrar para o seleto grupo de produções brasileiras com maior número de indicações ao Oscar. O longa recebeu quatro nomeações:
Melhor Filme — categoria em que o Brasil concorre pela segunda vez na história e pelo segundo ano consecutivo;
Melhor Ator, com Wagner Moura se tornando o primeiro brasileiro indicado;
Melhor Filme Internacional, mantendo viva a possibilidade de o país conquistar a estatueta pelo segundo ano seguido;
Melhor Elenco, categoria inédita na premiação, na qual Gabriel Domingues representa o cinema nacional.
Os indicados foram anunciados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta quinta-feira, 22, e os vencedores serão conhecidos na cerimônia marcada para 15 de março, em Los Angeles.
Em celebração às indicações, a produtora Emilie Lesclaux, do Recife, destacou a importância do momento para o cinema brasileiro. “É um dia de enorme alegria para todos nós. Fico muito feliz por Wagner, por todo o elenco e pela equipe que trabalhou em quatro países, por Gabriel Domingues, responsável pelo elenco, e por Kleber, que dedicou anos de sua vida a este filme. Receber quatro indicações é especialmente simbólico, pois ‘O Agente Secreto’ nasceu com total liberdade criativa e carrega uma identidade brasileira muito forte, profundamente ligada a Pernambuco e ao Recife”, afirmou.
Segundo Emilie, o apoio do público brasileiro tem sido um dos aspectos mais emocionantes dessa jornada. “Somos abordados por jovens nas ruas que expressam orgulho dessa projeção internacional e um sentimento genuíno de pertencimento. É algo muito tocante”, celebrou.
Responsável pela direção de elenco, Gabriel Domingues comentou a relevância da indicação justamente no ano em que o Oscar passa a reconhecer oficialmente a categoria. “Tenho muito orgulho dessa nomeação. O filme traduz o desejo do Brasil de se enxergar em toda a sua potência e complexidade. O elenco reúne atores de diferentes origens, formações e momentos de carreira, e ver esse conjunto reconhecido é uma alegria imensa”, afirmou. Para ele, o longa representa “a força do Brasil que acredita nas pessoas” e é resultado de um trabalho feito com paixão e entrega coletiva.
Com 57 prêmios conquistados até agora, O Agente Secreto segue firme na temporada de premiações, com patrocínio da Petrobras. No Brasil, após as vitórias no Globo de Ouro, o filme chega à 12ª semana em cartaz, exibido em 470 salas e já ultrapassou 1,5 milhão de espectadores, com expectativa de crescimento nas bilheteiras após as indicações ao Oscar.
No circuito internacional, a produção se aproxima dos 300 mil espectadores na França, estreia em 29 de janeiro na Itália e na Espanha e chega aos cinemas do Reino Unido e da Irlanda em 20 de fevereiro.
O Agente Secreto é uma coprodução internacional da Cinemascópio, em parceria com a francesa MK2 Films, a alemã One Two Films e a holandesa Lemming. No Brasil, a distribuição é feita pela Vitrine Filmes, com patrocínio da Petrobras.
Foto de capa: AMY SUSSMAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP
