27 curtas-metragens de 7 estados brasileiros concorrem ao troféu Zeca Pagodinho e ao Prêmio Edina Fuji
De 8 a 12 de maio, Xerém, distrito de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, será o epicentro do cinema nacional com a realização do 1° Festival de Cinema de Xerém, que acontecerá no Centro de Convenções John Wesley, na EBAV – Escola Brasileira de Audiovisual e no Instituto Zeca Pagodinho, com toda programação gratuita.
O Festival abre no dia 08/05, com o premiado “Três Verões”, de Sandra Kogut, protagonizado pela atriz Regina Casé, uma das homenageadas do Festival este ano. Ela estará presente na sessão de abertura para receber o troféu Zeca Pagodinho. Já no dia 10/05, será a vez do cineasta Hsu Chein, igualmente homenageado no evento, receber o troféu, seguido da sessão do seu longa “Desapega”, com Glória Pires, Maisa, Marcos Pasquim e grande elenco.
Para o diretor do Festival, Sérgio Assis, “o evento tem como objetivo democratizar e difundir a produção audiovisual com foco especial na Baixada Fluminense e no território de Duque de Caxias e Xerém. A ideia é proporcionar um intercâmbio enriquecedor para as diversas produções realizadas na região e em todos os estados brasileiros.”
O Festival traz na sua programação mais de 40 filmes, deste total 27 são curtas-metragens vindos de 7 estados brasileiros (RJ, PR, SP, DF, BA, PE e ES), sendo 12 filmes dirigidos por mulheres.
A Programação está dividida nas mostras Competitivas Nacional de Curtas, com 5 filmes que abordam temas variados, Mostra Cinema Leva Eu, composta de 10 curtas produzidos por alunos formados pela Escola Brasileira de Audiovisual (EBAV), Mostra Fluminense e Baixada de Curtas, com 4 títulos feitos por realizadores da Baixada Fluminense e a Mostra especial de Crítica de Curtas, com uma coleção de 8 obras que chamam a atenção para temas sociais, culturais e pessoais.
O Festival também promoverá uma série de atividades formativas como a oficina “O poder mágico do Cinema”, com o ator e produtor Marcello Gonçalves e as masterclasses “Novas formas de produção e distribuição por meio de redes colaborativas”, com o diretor Cavi Borges, “Qual o diferencial de um filmaker e a inserção da I.A. no mercado audiovisual”, com o filmaker Vlad Aguiar e “A Baixada no centro da cena!”, com o ator Leandro Santanna. Debates diários com os realizadores e convidados, mediados pelo crítico de cinema, dramaturgo e roteirista Rodrigo Fonseca, completam a programação.
Para a criançada, o evento traz a Mostrinha de Cinema com filmes como, “Passagem Secreta”, de Rodrigo Grota, “Placa Mãe”, de Igor Bastos, “Pluft, o Fantasminha”, de Rosane Svartman e “Chef Jack, o cozinheiro aventureiro”, de Guilherme Fiuza Zenha.
Toda programação está disponível no site oficial do Festival, clique aqui e confira.