1° Festival de Cinema de Xerém celebra sua estreia com mais de 40 filmes, debates e homenageia Regina Casé e o cineasta Hsu Chien

27 curtas-metragens de 7 estados brasileiros concorrem ao troféu Zeca Pagodinho e ao Prêmio Edina Fuji

De 8 a 12 de maio, Xerém, distrito de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, será o epicentro do cinema nacional com a realização do 1° Festival de Cinema de Xerém, que acontecerá no Centro de Convenções John Wesley, na EBAV – Escola Brasileira de Audiovisual e no Instituto Zeca Pagodinho, com toda programação gratuita.

O Festival abre no dia 08/05, com o premiado “Três Verões”, de Sandra Kogut, protagonizado pela atriz Regina Casé, uma das homenageadas do Festival este ano. Ela estará presente na sessão de abertura para receber o troféu Zeca Pagodinho. Já no dia 10/05, será a vez do cineasta Hsu Chein, igualmente homenageado no evento, receber o troféu, seguido da sessão do seu longa “Desapega”, com Glória Pires, Maisa, Marcos Pasquim e grande elenco.

Regina Casé | Reprodução: Assessoria de Imprensa

Para o diretor do Festival, Sérgio Assis, “o evento tem como objetivo democratizar e difundir a produção audiovisual com foco especial na Baixada Fluminense e no território de Duque de Caxias e Xerém. A ideia é proporcionar um intercâmbio enriquecedor para as diversas produções realizadas na região e em todos os estados brasileiros.”

O Festival traz na sua programação mais de 40 filmes, deste total 27 são curtas-metragens vindos de 7 estados brasileiros (RJ, PR, SP, DF, BA, PE e ES), sendo 12 filmes dirigidos por mulheres.

A Programação está dividida nas mostras Competitivas Nacional de Curtas, com 5 filmes que abordam temas variados, Mostra Cinema Leva Eu, composta de 10 curtas produzidos por alunos formados pela Escola Brasileira de Audiovisual (EBAV), Mostra Fluminense e Baixada de Curtas, com 4 títulos feitos por realizadores da Baixada Fluminense e a Mostra especial de Crítica de Curtas, com uma coleção de 8 obras que chamam a atenção para temas sociais, culturais e pessoais.

O Festival também promoverá uma série de atividades formativas como a oficina “O poder mágico do Cinema”, com o ator e produtor Marcello Gonçalves e as masterclasses “Novas formas de produção e distribuição por meio de redes colaborativas”, com o diretor Cavi Borges, “Qual o diferencial de um filmaker e a inserção da I.A. no mercado audiovisual”, com o filmaker Vlad Aguiar e “A Baixada no centro da cena!”, com o ator Leandro Santanna. Debates diários com os realizadores e convidados, mediados pelo crítico de cinema, dramaturgo e roteirista Rodrigo Fonseca, completam a programação.

Hsu Chein | Reprodução: Assessoria de Imprensa

Para a criançada, o evento traz a Mostrinha de Cinema com filmes como, “Passagem Secreta”, de Rodrigo Grota, “Placa Mãe”, de Igor Bastos, “Pluft, o Fantasminha”, de Rosane Svartman e “Chef Jack, o cozinheiro aventureiro”, de Guilherme Fiuza Zenha.

Toda programação está disponível no site oficial do Festival, clique aqui e confira.

About The Author

Mais do mesmo autor

27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo anuncia curadores dos espaços culturais oficiais da edição de 2024

Principais estreias de maio nos streamings